Mitsubishi Evo está de volta

A Mitsubishi recuperou a designação EVO com o Concept e-Evolution que apresentou no Salão Automóvel de Tóquio, mas desta vez a referência não está associada às performances de modelos feitos a pensar na competição, seja no Mundial de Ralis (onde os EVO ainda dão cartas) ou no Dakar. Esta é uma proposta 100 por cento eléctrica, que aponta para a condução autónoma (Nível 4). O protótipo surgiu equipado com três motores eléctricos: um no eixo dianteiro e dois na traseira, o que garante a tracção total permanente.

"É uma nova via para a Mitsubishi", afirmou Mitsuhino Yamashita, o vice-presidente executivo da marca, durante a apresentação, que também afirmou o interesse da marca "nova evolução do estilo SUV".

A imagem do e-Evolution aponta um modelo que poderá vir a surgir num segmento onde pontua o Nissan Juke, estando previsto para 2018/2019. A Mitsubishi não avançou com informações sobre a tecnologia que vai estar subjacente, e por isso ficam em aberto todas as alternativas: motorização de combustão interna e/ou electrificada com propostas híbridas e 100 por cento eléctrica.

Mas a marca admite que vai surgir uma proposta EVO diferente, e possivelmente mais radical, no horizonte de 2022/2023. Mas apenas estamos no campo das hipóteses, porque a Mitsubishi ainda está a definir as suas grandes linhas para o futuro no campo das motorizações, que têm de ser enquadradas no âmbito da Aliança Renault-Nissan, onde passou a estar inserida.

Nos próximos três anos a prioridade da Mitsubishi passa pelo lançamento de seis novos modelos e seis "face-lifts", com destaque para os SUV’s e propostas electrificadas, uma via que poderá permitir potenciar o volume de vendas e aumentar a rentabilidade. A marca japonesa quer aumentar a sua rentabilidade em 30 por cento, e para isso vai recorrer ao "banco de órgãos" da Aliança Renault-Nissan, para garantir uma economia de escala

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